28 de Abril de 2025

Salvador lança Plano Multirriscos de Saúde Pública para enfrentar situações climáticas extremas

Na manhã desta quinta-feira (12), no Auditório Makota Valdina, no Arquivo Histórico Municipal, no Comércio, a Prefeitura de Salvador promoveu um encontro para apresentar e divulgar o Plano Multirriscos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O evento destacou a relevância da integração na preparação e resposta a desastres naturais, como os causados por fortes chuvas e temperaturas extremas.

A programação incluiu uma mesa de debate com a participação de Rodrigo Frutuoso e Luciana Gallo, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que atuaram em ações de resposta às enchentes no Rio Grande do Sul; do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo; do diretor de Assistência à Saúde da SMS, Ivan Paiva; além de representantes da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual (Sesab) e Municipal da Saúde, e do Colégio Militar de Salvador (CMS), entre outros órgãos.

A gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Divisão de Vigilância Sanitária (DVIS) da capital baiana, Cristiane Cardoso, explicou que o documento estabelece critérios para identificar emergências em saúde pública, como surtos, epidemias e desastres naturais. Nele estão definidos os níveis de alerta e ações necessárias para atender a população de forma eficiente e integrada.

"Com as mudanças climáticas, problemas de saúde pública estão cada vez mais relacionados a eventos extremos. O plano busca preparar a cidade para esses desafios, especialmente no cuidado às populações vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Ele nos ajudará a monitorar condições de saúde em abrigos, garantir medicamentos e assistência mental, além de prevenir surtos de doenças em situações de deslocamento e aglomeração", disse Cristiane.

Esforço conjunto – O diretor-geral da Codesal realizou uma palestra sobre a experiência do órgão na resposta a desastres naturais, destacando a abordagem multidisciplinar do plano. "Reunimos meteorologistas, engenheiros civis, de segurança, arquitetos, geólogos e engenheiros eletricistas, profissionais que monitoram diversos aspectos para assegurar a eficácia do plano. É fundamental adotar uma perspectiva ampla, focada na proteção e na garantia da saúde e segurança da população", afirmou Macêdo.

O gestor também destacou a colaboração contínua entre a Codesal e a SMS para implementar o plano. "Sempre trabalhamos juntos para enfrentar os impactos das chuvas. Com o aumento das temperaturas, colocamos o plano em prática desde o verão passado, em eventos como o Festival Virada, a Lavagem do Bonfim e o Carnaval. A estratégia está em constante aperfeiçoamento, evoluindo conforme novas demandas e informações. Nosso objetivo é garantir que o verão de Salvador seja seguro e agradável para todos", concluiu.

Andréa Salvador, coordenadora de Vigilância em Saúde, ressaltou o esforço conjunto entre os setores da Prefeitura na elaboração do documento. "Este é um plano construído de forma colaborativa, com a participação de diversos parceiros, para que possamos ter um contingenciamento bem estruturado. Ele é um norteador prático das ações a serem tomadas em emergências, garantindo respostas rápidas e eficientes em situações adversas", finalizou.


Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos