28 de Abril de 2025

Inema participa de simulado de Acidente com Produtos Perigosos em Feira de Santana

Com o objetivo de preparar as equipes de emergência para situações de acidentes envolvendo substâncias químicas e inflamáveis, que podem representar grandes riscos ao meio ambiente e à saúde pública, técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram, nesta quarta-feira (25), de um simulado realizado no Parque de Exposições de Feira de Santana. O exercício faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, 18 e 25 de setembro, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia em parceria com a Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, SAMU192, Superintendência Municipal de Trânsito, entre outras organizações.

O treinamento incluiu procedimentos de contenção de vazamentos, atendimento às vítimas e estratégias para minimizar os impactos ambientais. De acordo com a coordenadora regional do Inema, unidade Feira de Santana, Kelly Escolano, o evento é essencial para aprimorar práticas e a articulação entre as equipes responsáveis pela resposta a emergências. “Os especialistas da unidade regional estão atentos e participativos para se manter atualizados sobre aos protocolos e técnicas, assim como assegurar que todos estejam preparados para agir de forma rápida e coordenada, contendo os impactos ambientais”.

O comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel BM Adriano Bertolino, , que liderou a operação, destacou a importância do treinamento para a atuação integrada. "Simulações como essa são essenciais para que as diferentes instituições envolvidas em uma situação real de emergência trabalhem em perfeita sintonia. O tempo de resposta pode ser decisivo para salvar vidas, tendo em vista que a cidade de Feira de Santana possui o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, onde passam diariamente dezenas de veículos transportando diferentes tipos de produtos químicos”.

O simulado

Trata-se da simulação de um cenário de acidente de colisão traseira entre um carro de passeio e um caminhão carregado com ácido clorídrico, em via BR, resultando em vazamento do produto.

Participaram da ação, pelo Inema, os especialistas da UR Álvaro Jr e Rafael Dias. “Importante atividade pois a garante uma atuação mais eficiente e reforçar a necessidade de medidas preventivas e ágeis em situações de risco ambiental. A nossa presença aqui é essencial para garantir que, em um eventual acidente, as medidas tomadas sejam as mais adequadas para proteger tanto as pessoas quanto o meio ambiente", explicou o especialista, Rafael Dias.

A coordenadora-geral do SAMU 192 de Feira de Santana, Maíza Macedo, completou: “Nesse tipo de ocorrência, o SAMU192 entra em ação com o suporte das demais instituições para que possamos atuar com toda segurança , tanto dos pacientes quanto dos profissionais. O ácido clorídrico é extremamente perigoso, em contato com a pele ou olhos, provoca queimaduras severas, e sua ingestão ou inalação pode causar dificuldades respiratórias”.


Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos