Nova Carteira de Identidade Nacional é adotada por 8 milhões de brasileiros
A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) já foi adotada por 8 milhões de brasileiros. Para obter o novo documento, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, disponíveis tanto em formato físico quanto digital. A primeira emissão do documento, bem como suas renovações, são gratuitas e podem ser realizadas tanto em papel quanto digitalmente, através do aplicativo gov.br. No entanto, aqueles que optarem pela versão em plástico do documento terão que arcar cRGom uma taxa estabelecida pelo Estado emissor. O novo RG traz consigo uma série de inovações tecnológicas e de segurança, destacando-se o QR Code, que facilita a verificação do documento em situações de roubo ou extravio. Outra novidade é a inclusão do código MRZ, padrão internacional também usado em passaportes, o que amplia a aceitação do documento em diversos contextos.
Uma das mudanças inclui a unificação do Registro Geral (RG) em todo o território nacional, adotando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o único número de identificação do cidadão. Essa medida promete simplificar processos e cadastros em uma variedade de serviços, tornando a burocracia mais ágil e menos complexa. A transição para o novo sistema de identificação será realizada de forma gradual, estendendo-se até 2032. Durante este período, tanto a versão antiga quanto a nova do documento de identidade serão consideradas válidas. Contudo, a partir de 28 de fevereiro de 2032, somente a nova Carteira de Identidade Nacional será reconhecida oficialmente.
Informações da Jovem Pan / Foto: Reprodução/Agência Brasil/Instituto-geral de Perícias do Rio Grande do Sul
Ultimas notícias
Governo Lula enfrenta oposição após nota do Itamaraty sobre ataques israelenses ao Irã
16/06/2025 17:00Professores aposentados realizam o “Forró do Acordo” na ALBA para cobrar inclusão no pagamento do piso do magistério
16/06/2025 14:09Em meio à crise do IOF, Haddad entra em férias
16/06/2025 10:02Trump teria rejeitado plano de Israel de matar líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei
16/06/2025 09:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos