Pacheco diz que Senado vai ‘tocar outros poderes’ em 2024
Mais uma vez, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acenou para a ala de oposição, que pressiona por sua intervenção sobre avanços do judiciário no âmbito do legislativo. O líder máximo do Congresso disse que “mais do que nunca se faz necessário o fortalecimento da autonomia parlamentar. Proteger os mandatos parlamentares é proteger as liberdades”.
A fala se contextualiza diante de recentes operações autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com buscas e apreensões em gabinetes de oposição ao governo Lula.
Após exaustivas alusões a defesa da democracia feitas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, Pacheco insistiu que é o Congresso o “principal bastião da democracia brasileira. O mais democrático dos poderes, pois o controle externo exercido pela sociedade sobre o Legislativo se manifesta decisivo a cada eleição”.
O presidente do Senado ainda afirmou que, durante o ano legislativo de 2024, o Congresso Nacional vai tocar ‘os demais poderes’ por meio de ações “como a limitação das decisões monocráticas no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF)”.
Informações do Diário do Poder / Foto: Senado
Ultimas notícias
Novo aeroporto na Bahia: projeto em Itabuna entra em nova fase
20/08/2025 12:00ACM Neto diz que milhões de brasileiros estão “órfãos de representação política” e defende protagonismo da nova federação
20/08/2025 10:30Presidente da ALBA afirma que a Bahia tem responsabilidade e não aceitará retrocesso
20/08/2025 10:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos