Maurício de Sousa perde vaga na Academia Brasileira de Letras para Ricardo Cavaliere
Na tarde desta quinta-feira (27), o filólogo Ricardo Cavaliere, de 69 anos, foi eleito para a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras. Ele ocupará a cadeira número 8, que era a da escritora Cleonice Berardinnelli, morta em janeiro. Também concorria o cartunista e empresário Mauricio de Souza, o pai da Mônica.
Doutor em língua portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, Ricardo Cavaliere é considerado um dos maiores especialistas em letras e linguística do Brasil.
Concorriam, além de Mauricio e Cavaliere, os escritores Elois Angelos D’Arachosia, James Akel e Joaquim Branco e o advogado José Alberto Couto Maciel.
Em sua conta no Twitter, o pai da Mônica parabeniza o acadêmico eleito, Ricardo Cavaliere, agradece o apoio que recebeu e diz que vai continuar aprendendo.
“Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavalieri por sua entrada na ABL. Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura”, diz o cartunista em vídeo.
“Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras”, acrescentou.
Mauricio de Sousa, que teve apoio dos acadêmicos Fernanda Montenegro e Paulo Coelho, perdeu por 35 votos a 2. Houve apenas um voto em branco.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Caio Gallucci/Divulgação
Ultimas notícias
Leo Prates defende atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador com ênfase nos desastres climáticos
05/05/2025 10:00Ministério do Trabalho multiplica verba e fecha contratos com ONGs ligadas a sindicatos
05/05/2025 09:30“Ofensa à moralidade”: Damares tenta impedir nomeação de novo ministro da Previdência
05/05/2025 09:00Travessia Salvador-Mar Grande chega ao quarto dia de interrupção; trajeto para Morro de São Paulo segue com conexão
05/05/2025 08:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos