Capitão Alden apresenta PEC voltado ao direito de fiscalização das casas legislativas aos atos do executivo
Com o intuito de estender aos membros das casas legislativas o direito de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
A proposta de Alden, protocolada nesta semana, também tem como objetivo a convocação de autoridades para prestar esclarecimentos e encaminhando pedidos de informações às mesmas autoridades.
De acordo com o parlamentar, "conferir aos membros das casas legislativas, individualmente, o direito de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo dará muita agilidade à esta nobre função congressual".
Capitão Alden ainda salienta que o atual quadro de fiscalização proposto na Constituição engessa as atribuições do poder legislativo.
"De fato, a exigência de que as atribuições de fiscalização e controle dos atos do Poder Executivo sejam realizadas apenas por órgãos colegiados engessa, por assim dizer, a atuação do Poder Legislativo nessa tarefa que lhe é atribuída pela Lei Maior", completou.
Ultimas notícias
‘União Progressista é novo marco na política do país que reflete na Bahia’, diz Cacá Leão
29/04/2025 21:00Oposição viabiliza reajuste de servidores estaduais e barra votação de empréstimos pela segunda semana consecutiva na AL-BA
29/04/2025 20:30União Brasil e PP anunciam federação com maior bancada no Congresso e discurso de oposição
29/04/2025 19:30ACM Neto diz que federação fortalece projeto da oposição na Bahia: ‘Nos permite largar com dois partidos de dimensão nacional’
29/04/2025 19:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos