Observatório em Políticas sobre Drogas é lançado de forma pioneira no Carnaval de Salvador
Com iniciativa pioneira e inovadora, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), lançou o ObservaDrogas (Observatório em Políticas sobre Drogas) no Carnaval de Salvador 2023. Nos dois primeiros dias de Carnaval, as equipes que atuam na iniciativa realizaram mais de 1.200 observações, com 80 entrevistas.
A ação tem como objetivo colher informações sobre o comportamento dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis com foco no uso de drogas na folia da capital baiana, produzindo dados que contribuam para a proposição e acompanhamento de ações futuras das diversas políticas públicas direcionadas ao segmento.
“A redução de danos no que diz respeito ao uso de substâncias psicoativas está entre as prioridades da gestão, e tirar do papel esse projeto é de suma importância. Através das atividades desenvolvidas pelas equipes do Observatório, será possível identificar as situações de risco, vulnerabilidade ou violações de direitos, causadas pelo uso abusivo de álcool e outras drogas nos circuitos do Carnaval. Assim, conseguirem realizar uma avaliação sobre a incidência das situações e desenvolver políticas públicas que amenizem essa problemática”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Dois stands foram instalados - um na Barra e outro no em Ondina - para apoiar as atividades do observatório, cujo público-alvo inicialmente serão os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. Participa da atividade uma equipe multidisciplinar, formada por 52 profissionais, coletando informações através de observação e entrevistas semiestruturadas.
Foto: Lucas Moura/ Secom
Ultimas notícias
Prefeitura inaugura 77º campo de grama sintética em Salvador, desta vez na Estrada das Barreiras
15/06/2025 12:15Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões
15/06/2025 11:00Com quase de 9,5 mil doses aplicadas, Dia D de Vacinação em Salvador fortalece proteção contra gripe e Covid-19
15/06/2025 10:00Governador autoriza nova sede de escola em tempo integral e entrega unidade integrada de segurança em Itamari
15/06/2025 08:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos