27 de Abril de 2024

Presidente da FECOMÉRCIO-BA destaca a importância do sistema comercial para o desenvolvimento da Bahia

Em uma entrevista exclusiva para o programa CBN Bahia, o Presidente da FECOMÉRCIO-BA, Kelsor Fernandes, foi entrevistado pelo apresentador e diretor da emissora, Andre Spínola, e comentou sobre a relevância do sistema comercial para o crescimento econômico do estado.

Fundada em 9 de agosto de 1947, a FECOMÉRCIO-BA, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, é uma entidade sindical de segundo grau com missão clara: representar os sindicatos patronais e empresas não organizadas do setor comercial, defendendo seus interesses perante o Estado. A nível nacional, está vinculada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), representando os 4,98 milhões de empreendedores brasileiros do setor terciário.

Kelsor Fernandes, renomado empresário do ramo imobiliário e nativo de Alagoinhas, Bahia, trouxe sua experiência de mais de 40 anos para a discussão. Além de ser sócio-proprietário de uma imobiliária de destaque desde os anos 90, Fernandes ocupou cargos relevantes no associativismo empresarial, inclusive a presidência do Secovi BA, onde liderou uma transformação administrativa significativa.

Durante a entrevista, Fernandes abordou diversos tópicos cruciais para entender o papel do sistema comercial na economia baiana:

Contribuição para o crescimento econômico: Fernandes destacou como o sistema comercial impulsiona o desenvolvimento econômico do estado.

Principais setores do comércio que impulsionam a economia: Ele identificou os setores-chave que têm um impacto significativo no crescimento econômico do estado.

Promoção do desenvolvimento local e regional: Fernandes explicou de que forma a FECOMÉRCIO-BA promove o desenvolvimento em diferentes regiões da Bahia.

Desafios enfrentados e estratégias para superá-los: O presidente discutiu os desafios enfrentados pelo sistema comercial na Bahia e as estratégias adotadas para enfrentá-los.

Geração de empregos e aumento da renda: Ele enfatizou o papel crucial do sistema comercial na geração de empregos e no aumento da renda dos baianos.

Impacto nas comunidades locais: Fernandes analisou como as atividades do sistema comercial impactam as comunidades locais em termos de serviços e infraestrutura.

Inovação e competitividade: Ele discutiu as estratégias adotadas para promover a inovação e a competitividade no estado.

Tendências futuras e adaptação às mudanças: Fernandes compartilhou suas perspectivas sobre as tendências futuras e como o sistema comercial está se preparando para elas, incluindo a adaptação às mudanças tecnológicas e às demandas dos consumidores.

Impacto no turismo e na cultura local: Ele abordou o papel do sistema comercial no turismo e na promoção da cultura local.

Contribuição para o desenvolvimento dos sindicatos patronais: Fernandes explicou como a FECOMÉRCIO-BA contribui para o desenvolvimento dos sindicatos do comércio patronal em toda a Bahia.

Programas oferecidos pelo SESC e SENAC: Ele destacou os principais programas oferecidos pelo SESC para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e como o SENAC contribui para a capacitação profissional em atividades relacionadas ao comércio, serviços e turismo na Bahia.

Investimentos planejados: O presidente compartilhou os principais investimentos planejados pela atual diretoria da FECOMÉRCIO-BA para os próximos anos.

Valorização do sindicalismo e associativismo empresarial: Fernandes discutiu o papel da FECOMÉRCIO-BA na valorização do sindicalismo e associativismo empresarial.

Influência legislativa: Ele também abordou as principais ações de influência legislativa da FECOMÉRCIO-BA, especialmente em relação às reformas tributária e administrativa.

Desafios enfrentados pelo comércio e serviços: Por fim, Fernandes discutiu os principais desafios enfrentados pelo comércio e serviços na Bahia e como a FECOMÉRCIO-BA está lidando com eles.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos